Reginaldo Lustosa

Cultuar as almas é uma prática religiosa que consiste em honrar, agradecer e pedir proteção aos espíritos dos mortos. Existem diferentes formas de cultuar as almas, dependendo da cultura, da tradição e da crença de cada pessoa. Algumas formas comuns de cultuar as almas são:

  • Acender velas, incensos ou flores nos túmulos ou nos altares dos falecidos.
  • Oferecer alimentos, bebidas, objetos ou dinheiro aos espíritos dos mortos.
  • Fazer orações, cânticos, meditações ou rituais para se comunicar com as almas.
  • Participar de festas, procissões, missas ou celebrações em homenagem aos mortos.

Uma reza para as almas é uma forma de oração que visa pedir pela paz, pelo descanso e pela salvação das almas que estão no purgatório ou no inferno. Uma reza para as almas também pode ser feita para pedir favores, graças ou intercessões aos espíritos dos mortos. Uma reza para as almas pode ser feita em qualquer momento, mas é especialmente recomendada nos dias dedicados aos mortos, como o Dia de Finados (2 de novembro) ou o Dia de Todos os Santos (1 de novembro). Uma reza para as almas pode ter diferentes formas e palavras, mas geralmente segue esta estrutura:

  • Invocar a Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • Pedir perdão pelos pecados cometidos em vida e pelos pecados das almas.
  • Louvar a Deus pela sua bondade, misericórdia e justiça.
  • Pedir a Deus que acolha as almas no seu reino e que lhes conceda o alívio das penas.
  • Pedir a Deus que atenda aos pedidos feitos pelas almas ou por quem reza por elas.
  • Agradecer a Deus pelas graças recebidas e pela comunhão com as almas.
  • Terminar com um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

Reza para as almas é:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Senhor Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, eu vos peço perdão pelos meus pecados e pelos pecados das almas que sofrem no purgatório ou no inferno. Tende piedade de nós, Senhor, e perdoai-nos.

Senhor Deus, Filho unigênito, Jesus Cristo, redentor do mundo, eu vos louvo pela vossa obra de salvação e pela vossa vitória sobre a morte. Tende misericórdia de nós, Senhor, e salvai-nos.

Senhor Deus, Espírito Santo, consolador dos aflitos, eu vos agradeço pelo vosso amor e pela vossa luz. Tende compaixão de nós, Senhor, e iluminai-nos.

Ó Deus trino e uno, eu vos suplico que acolhais no vosso reino as almas dos meus familiares, amigos e benfeitores que já partiram desta vida. Dai-lhes o descanso eterno e a visão beatífica da vossa face.

Ó Deus trino e uno, eu vos suplico que atendais aos pedidos que vos faço pelas almas ou pelas almas que me pedem. Concedei-me as graças que necessito para cumprir a vossa vontade e para alcançar a santidade.

Ó Deus trino e uno, eu vos agradeço pelas graças que me concedestes por intercessão das almas. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Fazei-me um instrumento da vossa paz e do vosso amor.

Pai Nosso que estais no céu…

Ave Maria cheia de graça…

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo…

Amém.

Share the Post: