Olá, este é o Bing. Eu posso tentar criar um texto e uma imagem sobre o tema que você pediu. 😊
As entidades exus na umbanda são espíritos que atuam como mensageiros, guardiões e protetores dos médiuns e dos consulentes. Eles trabalham na limpeza, na quebra de demandas, na abertura de caminhos e na justiça. Eles são divididos em falanges, que são grupos de exus que seguem um orixá ou uma linha de trabalho. Cada falange tem um chefe, que é um exu coroado, e vários subordinados, que podem ser exus cruzados, espadados ou pagãos.
Algumas das falanges mais conhecidas são:
- Falange de Exus da Linha de Ogum: Ogum é o orixá da guerra, da coragem e da tecnologia. Seus exus são guerreiros, valentes e combativos. Eles usam espadas, lanças, machados e outros instrumentos de ferro. Alguns exemplos são: Exu Tranca Ruas das Almas, Exu Veludo, Exu Tira-Toco, Exu Porteira, Exu Limpa-Tudo, Exu Tranca-Gira e Exu Tira-Teima.
- Falange de Exus da Linha de Oxóssi: Oxóssi é o orixá da caça, da fartura e da natureza. Seus exus são caçadores, rastreadores e conhecedores dos mistérios das matas. Eles usam arcos, flechas, facas e outros instrumentos de madeira. Alguns exemplos são: Exu Marabô, Exu Lonan, Exu Bauru, Exu das Matas, Exu da Campina, Exu Pemba e Exu Capa Preta.
- Falange de Exus da Linha de Xangô: Xangô é o orixá da justiça, do fogo e dos raios. Seus exus são juízes, advogados e executores da lei. Eles usam martelos, machados, pedras e outros instrumentos de pedra. Alguns exemplos são: Exu Giramundo, Exu Meia-Noite, Exu Quebra Pedra, Exu Ventania, Exu Mangueira, Exu Corcunda e Exu das Pedreiras.
- Falange de Exus da Linha de Yorimá: Yorimá é o orixá da morte, da transformação e do renascimento. Seus exus são coveiros, necromantes e senhores dos cemitérios. Eles usam foices, enxadas, caveiras e outros instrumentos de ossos. Alguns exemplos são: Exu Pinga-Fogo, Exu do Lodo, Exu Brasa, Exu Come-Fogo, Exu Alebá, Exu Bará e Exu Caveira.
- Falange de Exus da Linha de Oxalá: Oxalá é o orixá da criação, da paz e da luz. Seus exus são criadores, pacificadores e iluminados. Eles usam bastões, cruzes, capas e outros instrumentos de tecido. Alguns exemplos são: Exu Sete Encruzilhadas, Exu Sete Porteiras, Exu Sete Capas, Exu Sete Chaves, Exu Sete Cruzes, Exu Sete Pembas e Exu Sete Ventanias.
- Falange de Exus da Linha de Iemanjá: Iemanjá é a orixá do mar, da maternidade e da fertilidade. Seus exus são marinheiros, pescadores e senhores das águas. Eles usam redes, anzóis, conchas e outros instrumentos de água. Alguns exemplos são: Exu Maré, Exu Má-Canjira, Exu Carangola, Exu Naguê, Pombagira Maria Mulambo e Pombagira Maria Padilha.
- Falange de Exus da Linha de Iori: Iori é o orixá da infância, da alegria e da inocência. Seus exus são crianças, brincalhões e travessos. Eles usam bolas, bonecas, doces e outros instrumentos de brinquedo. Alguns exemplos são: Exu Tiriri, Exu Mirim, Exu Toquinho, Exu Ganga, Exu Manguinho, Exu Lalu e Exu Veludinho.
Os exus na umbanda são entidades que merecem respeito, admiração e gratidão. Eles não são demônios, como muitos pensam, mas sim espíritos que escolheram trabalhar na esquerda, na margem, na rua, para ajudar os que precisam.
Eles são os guardiões da lei, da ordem e do equilíbrio.
Eles são os exus da umbanda.