Ibejada, que são espíritos de crianças que incorporam na religião Umbanda. Algumas pessoas acreditam que esses espíritos não são realmente crianças, mas, na verdade, eles são.
Eles aprendem conosco, os encarnados, a fazer coisas como preparar comidas, realizar limpezas e até mesmo aprender palavrões e xingamentos. Além disso, eles também experimentam sentimentos como inveja e raiva, assim como nós, que estamos vivos.
Os guias espirituais têm a liberdade de serem como desejam. Eles podem aprender e se desenvolver conforme suas vontades. Entendemos que quanto maior a liberdade e conexão desses espíritos com nossos ancestrais, mais fortes eles se tornam para desempenhar seu papel e trazer cura para nosso corpo e mente.
As Entidades Infantis na Umbanda: Erês, Ibejis e São Cosme e Damião
Na Umbanda, as Entidades Infantis desempenham um papel especial nos terreiros. Elas são conhecidas por diferentes nomes, como Erês, Ibejis e São Cosme e Damião. Vamos explorar um pouco mais sobre cada uma delas:
- Erês (ou Ibejada):
- Os Erês são entidades de características infantis, simbolizando pureza, inocência e singeleza. Quando incorporados, eles se entregam a brincadeiras, correm e gostam de consumir guloseimas, especialmente doces.
- Trazem consigo características de sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança, além do gosto por brinquedos e doces.
- Optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda.
- Ibejis:
- Ibeji é o Orixá-Criança, representando duas divindades gêmeas infantis. Eles estão ligados a todos os Orixás e seres humanos.
- Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade. Por serem crianças, estão ligados a tudo que se inicia e nasce, como nascentes de rios, nascimento de seres humanos e germinação de plantas.
- São sincretizados com os santos católicos São Cosme e São Damião.
- São Cosme e Damião:
- Cosme e Damião foram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação. Viveram no Oriente e foram reconhecidos por suas habilidades médicas e atuação como missionários.
- Foram perseguidos e decapitados em 303 DC devido à sua fé. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos e profissionais da saúde.
- No sincretismo, são associados aos Erês e Ibejis, trabalhando para trazer conforto, cura e alegria aos que os procuram.
Prece aos Erês, Ibejis e São Cosme e Damião:
“Erês, Ibejis, São Cosme e São Damião, Espíritos puros e inocentes, Que trazem alegria e cura aos corações, Neste momento, nos voltamos a vocês.
Que vossas brincadeiras e doces sorrisos Nos inspirem a ser mais leves e amorosos. Que vossa pureza nos guie na jornada, E que vossas mãos pequeninas nos protejam.
Erês, Ibejis, São Cosme e São Damião, Intermediários entre o céu e a terra, Pedimos vossa bênção e proteção. Que a saúde, a fartura e a alegria sejam nossos guias.
Que assim seja