Segunda-feira é o dia dedicado a Exu, o orixá da comunicação, do comportamento humano, dos caminhos e dos encontros. Exu é um orixá polêmico, pois é responsável pela ligação do mundo humano com o mundo espiritual, e também pode ser visto como um agente do bem ou do mal, dependendo das circunstâncias. Suas cores são o vermelho e o preto, seu símbolo é um bastão com cabaças e sua saudação é Laroyê Exu!
Exu é uma força que atua em todos os aspectos da vida, desde as questões materiais até as espirituais. Ele é o mensageiro dos orixás, o que significa que ele leva as oferendas e os pedidos dos fiéis aos deuses, mas também pode interferir ou atrapalhar essas relações, se não for bem tratado ou respeitado. Por isso, é importante cultuar Exu com cuidado e reverência, pois ele pode ser um grande aliado ou um terrível inimigo.
Uma reza de proteção a Exu pode ser feita da seguinte forma:
Laroyê Exu!
Meu Exu, vem em meu auxílio E dê-me consciência e tranquilidade No amor, no trabalho e na saúde Trazendo harmonia e paz à minha vida.
Que Meu Exu venha em meu socorro E olhe por minhas dores e desesperos Indicando uma solução e a direção Que devo tomar em cada situação.
Confio em ti e meus caminhos estão em seu poder A Exu confio minha caminhada na terra E agradeço a proteção que me leva Para uma vida plena e eterna em outro plano.
Laroyê Exu!